Pensando em conquistar seu primeiro imóvel?
O planejamento é essencial para quem vai dar este grande passo.

Adquirir um imóvel é uma baita decisão. Existem inúmeras variáveis que podem ajudar na escolha, e que se não forem observadas, podem se transformar em problemas. Por isso planejar e se informar é o primeiro passo para uma compra inteligente e bem sucedida.

A MPD, maior incorporadora da região de Alphaville e Tamboré, preparou este pequeno guia de boas práticas para que você, ao comprar seu imóvel, tenha a mesma tranquilidade de quem já mora em nossos empreendimentos.

Pensando em conquistar seu primeiro imóvel?

Onde morar?

Pode parecer algo básico, mas esta escolha dá frio na barriga. Antes de tudo, tenha certeza que está escolhendo o lugar ideal para você, sua família e seu estilo de vida. Leve em consideração se a infraestrutura da região atende às suas expectativas de segurança, facilidade de locomoção e os benefícios oferecidas pela região. Alguns bairros possuem uma vida noturna agitada e isso pode ser um problema (ou um benefício) e certamente esse é um ponto que exige análise. A MPD por exemplo, escolheu a região de Tamboré e Alphaville para construir a maioria de seus empreendimentos pois acredita que são bairros completos, com excelente custo benefícios e que atendem muito bem às expectativas de seus clientes.

Qual o tipo de imóvel comprar?

Seu imóvel precisa ser funcional. Faça um levantamento das vantagens e desvantagens de morar em uma casa ou apartamento. Qual a melhor opção para o estilo de vida da sua família: o espaço de uma casa ou a segurança de um condomínio onde as crianças terão um espaço de lazer adequado, poderão interagir entre elas nas quadras, piscina ou academia? Determine o número de cômodos, de quartos e banheiros. Com isso em mente é mais fácil criar um filtro para encontrar o melhor imóvel.

Imóvel na planta ou pronto para a entrega?

A maior vantagem em se adquirir um imóvel que ainda será lançado (na planta), são as vantagens oferecidas nas condições do pagamento. Há também a possibilidade de uma personalização no projeto de acordo com os desejos do cliente.
Já os imóveis recém lançados, oferecem a vantagem de se conhecer o espaço e saber exatamente o que está comprando. E as incorporadoras constantemente lançam promoções, como por exemplo, o Invest Bem MPD. Independente da escolha é importante que seu imóvel tenha sido planejado e decorado por especialistas para trazer as melhores experiências em moradia.

Avalie se sua escolha está dentro do seu orçamento

É muito comum recorrer ao financiamento na hora de adquirir um imóvel. Portanto, verifique se seu orçamento familiar não será prejudicado pelo valor das parcelas. O ideal é ter até um terço do valor do imóvel para dar de entrada e diminuir a quantidade de parcelas. Sua dívida mensal não deve passar de 25% da renda familiar, afinal, essa não é sua única despesa. Uma dica importante é a escolha da melhor instituição para realizar o financiamento: fique atento às taxas de juros que costumam variar de um banco para o outro.

Cuidado com os custos extras

Como já falado, as despesas com a compra de um imóvel vão além das mensalidades. Durante o financiamento novos custos aparecerão: eles são relativos às taxas de documentação do processo de compra, registro em cartório e encargos bancários. Sendo assim, se faz necessário o levantamento destes custos para evitar problemas e surpresas, estes custos chegam em média a 4% do valor total do imóvel.

Compreender o mercado imobiliário pode ajudar na sua escolha

Por ser um mercado que está sempre mudando devido a questões políticas e econômicas, saber como estas variações estão influenciando no preço dos imóveis é imprescindível. Escolha o momento certo para comprar e fechar um bom negócio.

Uso do FGTS

Esta é uma excelente opção para quem tem uma boa reserva, o FGTS parado rende muito pouco e investir este valor na compra do primeiro imóvel vale a pena para complementar o valor de entrada e diminuir a quantidade de parcelas.

CATEGORIAS


Receba nossa newsletter



Seta